NOTA DA CHAPA 2: SOMOS TOD@S OAB – MUDA OAB/RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A Chapa Somos Tod@s OAB – Muda OAB/RS (Chapa 2), oposicionista nas Eleições 2021 da OAB/RS, comunica que ingressou na justiça federal requerendo o adiamento do pleito até que sejam esclarecidos os questionamentos acerca da segurança do voto.
Até o momento não foi permitida a inspeção do código-fonte, o que impede a advocacia gaúcha de saber como os votos serão coletados, apurados, somados e guardados.
A atual direção da OAB/RS optou por uma tecnologia fechada e que não será auditada antes das eleições, contrariando a recomendação da comunidade científica de uso de tecnologias abertas, suscetíveis a verificações por qualquer interessado.
Também não foi explicado o motivo da contratação de uma empresa privada recém criada para organizar as eleições da OAB/RS, já que a justiça eleitoral sempre proporcionou eleições bem- sucedidas às advogadas e aos advogados deste Estado, diante de sua inabalável reputação institucional e da excelência de seus serviços e tecnologias, que hoje já incluem soluções de voto online.
O avanço tecnológico das eleições é ansiado por todos. No entanto, o caminho do futuro é a transparência.
Auditabilidade é uma premissa básica de qualquer processo eleitoral que se pretenda legítimo e um direito do qual advogadas e advogados não renunciam.
O tumulto nas prévias nacionais de um partido devido a falhas tecnológicas acende o alerta para a OAB. A Chapa 2, confiante na vitória para defender a advocacia, está atenta e confia na justiça. O que faz na defesa da inviolabilidade do voto e na garantia da legitimidade da eleição.